centro cultural

Conheça a Sala São Paulo

UM LOCAL HISTÓRICO LOCALIZADO NO CENTRO DA CIDADE DE SÃO PAULO ABRIGA UM COMPLEXO CULTURAL E É PALCO DE EVENTOS DIVERSOS.

Ao entrar no Complexo Cultural Júlio Prestes não tem como não se impressionar com a grandiosidade e beleza do lugar, o prédio que abriga uma estação de trens e um complexo cultural também é palco de eventos sociais e corporativos luxuosos.

O edifício da antiga estação de ferro Sorocabana que foi construída em projetado por Christiano Stockler das Neves a partir de 1925, sendo concluída em 1938 e possui ornamentos e detalhes do estilo Luís XVI.

O local já era usado para eventos institucionais até que passou por uma restauração e em 1999 se tornou sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sendo considerada a melhor sala de concertos da América Latina.

Foto: Divulgação

Já tive o privilégio de visitar o local diversas vezes, tanto nas visitas guiadas quando pude conhecer um pouco da história do local, quanto participando de eventos.

O espaço possui múltiplos ambientes que podem atender eventos de diversos tipos e portes.

A Sala de Concertos considerada uma das melhores do mundo possui um forro acústico que se adapta a diversos tipos de apresentações, a sala atende bem premiações, solenidades e espetáculos variados e possui capacidade total para 1.484 lugares sendo 15 para cadeirantes, 14 para obesos e 48 em camarotes cativos.

Foto: Divulgação

O Hall é o espaço de entrada do complexo e da acesso a sala de concertos. Ele pode ser usado para coquetéis ou cafés e possui capacidade para 1000 pessoas.

O Foyer é a área de acesso do público ao interior da sala de concertos. Pode também ser utilizado para eventos corporativos e sociais, como jantares e coquetéis e possui capacidade para 300 pessoas formato coquetel e 200 formato banquete.

A Estação das Artes é o ambiente utilizado para eventos corporativos e sociais, como jantares e coquetéis, atende também espetáculos de teatro, música e dança, desfiles, exposições, seminários, cursos e congressos. Com vista para a plataforma da Estação Júlio Prestes (em que se pode ver os modernos trens da linha diamante e os passageiros que embarcam no local) possui capacidade para 1000 pessoas formato coquetel e 600 formato banquete.

Foto Divulgação

O Salão dos Arcos é a área de acesso ao palco e ao mezanino da Sala de Concertos, à Sala Camargo Guarnieri, ao Hall Principal e ao Restaurante da Sala, pode ser utilizado para coquetéis e recepção de autoridades e possui capacidade para 300 pessoas formato coquetel (o banquete não é permitido nesse espaço).

A Sala Carlos Gomes é voltada para treinamentos e pequenas apresentações, possui toda a estrutura audiovisual e capacidade para até 120 pessoas sentadas em formato auditório.

Foto: Divulgação

A Sala Camargo Guarnieri localiza-se no piso dos camarotes e balcão mezanino da Sala de Concertos, é ideal para recepção de autoridades, reuniões, coletivas de imprensa, pequenos jantares e coquetéis e possui mobiliário: sofás, poltronas e bancos, mesa e cadeiras para 14 pessoas, mesas de apoio e capacidade para 60 pessoas formato coquetel

O Salão Nobre com sacadas voltadas para a Praça Júlio Prestes e acesso direto ao Piso Superior da Sala de Concertos é destinado à realização de palestras, cursos, oficinas, jantares e coquetéis e possui capacidade para 300 formato coquetel ou 250 formato banquete.

Foto: Divulgação

A Sala Almeida Prado é uma área térrea estrategicamente bem localizada próxima à entrada principal, o Boulevard, com acesso ao Salão dos Arcos, à Sala de Concertos e ao Restaurante da Sala. Pode ser utilizada para coletivas, seminários, palestras e pequenas reuniões e possui capacidade para 260 pessoas formato coquetel ou 130 formato auditório.

Eu considero esse um local único na cidade, claro que por ser um local tombado traz alguns desafios na montagem de eventos, mas com a beleza e a história do local acaba fazendo com que o investimento e esforço seja recompensados pela grandiosidade e imponência do local.

INFORMAÇÕES GERAIS

Capacidade: de 60 a 1500 pessoas

Ideal para: casamentos, eventos corporativos, premiações, apresentações, desfiles, treinamentos, palestras.

Localização: Centro de São Paulo

 Gastronomia: não

Hospedagem: não